2/19/2021
Como evitar a corrosão do aço inox?
Não manipule ácidos próximo ao metal
Todos sabemos que os ácidos possuem propriedades corrosivas, e para manipulá-los é preciso ter o cuidado para evitar o contato direto.
O mesmo ocorre com o metal: dependendo da concentração do ácido e da quantidade, é possível que a corrosão seja profunda. Por isso, evite a manipulação desses produtos perto de peças de aço inox — um exemplo é a limpeza de pedras com ácido sulfúrico ou clorídrico, que pode respingar nos metais.
Não utilize produtos que contenham cloro em sua composição
Um tipo de processo comum em aços inoxidáveis é a corrosão por pite, que se dá pela presença de cloreto. Em geral, esse tipo de reação é superficial, provocando apenas manchas, mas, ainda assim, deve ser evitada — principalmente se o metal for de uso externo e decorativo.
Diminua a velocidade de fluxo
Algumas peças de aço inox são feitas para trabalhos que envolvem a abrasão da superfície, principalmente a circulação de soluções aquosas que contenham partículas sólidas, como areia. Com esse trabalho, acontece a chamada corrosão por erosão, em que o material vai perdendo sua camada superficial devido a esse abrasamento e acaba ficando exposto ao meio.
Para evitar ou diminuir essa situação, a solução é simples: basta reduzir a velocidade em que o fluido passa pela peça, ou, se for o caso, baixar a agitação que ali ocorre.
O objetivo ao utilizar metais com propriedades antioxidantes é aumentar sua durabilidade e funcionalidade. Portanto, tomar medidas para evitar a corrosão do aço inox é a melhor forma de garantir que você fez um bom investimento ao adquirir esse tipo de material.